20081118

028 - Antibióticos

Os antibióticos foram descobertos por acaso porque se esqueceram de lavar uma caixinha de vidro... agora passados uns anos, começa a haver a preocupação sobre a possibilidade do aparecimento de uma bactéria (eu disse, bactéria) resistente aos diversos antibióticos disponíveis no mercado.
Hoje, dia europeu do antibiótico, veio a público de um atentado à bomba da deco ao afirmar que os médicos os receitavam em demasia e que, as farmácias, os vendiam sem prescrição, a classe médica, não gostou do cheiro, e disseram que recorriam aos antibióticos para se defender... para se defender do quê? Disseram que eram pressionados pelos doentes a receitar antibióticos... apontaram-lhes uma arma à cabeça?
É ridículo receitar um antibiótico para uma gripe, para uma constipação, ou para uma garganta inflamada! Para isso existem os antigripais e os anti-inflamatórios! E os médicos, porque estudaram a fundo essas questões, deveriam saber que (e transmitir esse conhecimento aos seus pacientes para não "serem pressionados") um antibiótico não funciona contra vírus! Mas não... a classe médica continua a fazer o que bem lhe apetece, a avaliar mal, a julgar mal e a actuar mal, que nós, utentes e pacientes, cá estaremos para tragar os litros de antibiótico que erradamente nos receitam.

6 comentários:

Anónimo disse...

a escreveres assim não há mais convites pra congressos nas caraíbas

Furetto disse...

Achas? Não retiro o que disse.

Rafeiro Perfumado disse...

Boa, já tenho argumentos para me baldar quando for a minha vez de lavar a louça...

Salto-Alto disse...

Ui! Não fazia a mínima ideia! E eu que sempre fui fã dos antibióticos! ;)

Aproveito para agradecer as visitas e os comentários ao meu blogue. Até porque foram eles que me trouxeram aqui. Espero que tenhas gostado do meu cantinho. Se fores ler as respostas aos comentários que me fizeram, eu respondi-te. :)

Beijocas!

Anónimo disse...

fica sempre bem um salto-alto :D

Alien David Sousa disse...

Ainda bem que sou alienígena e não tenho de recorrer aos médicos terrestres!

Saudações alienígenas&kiss