20081204

044R1 - Dezembro, pois!

Estamos em Dezembro e quer queiramos quer não, quer acreditemos em Cristo quer não, estamos no lado Ocidental do mundo e por aqui comemora-se o Natal. (Sim escrevi Cristo de propósito porque acreditar em Deus é universal, acreditar em Jesus Cristo é que é mais daqui das nossas paragens) E o Natal quer dizer coisas boas e doces, prendas, reconciliações, família, desejos de Paz, Amor, Saúde e mais mil e uma palavras de sentido perdido e sem brilho (sejamos pragmáticos: perdido o sentido religioso, admitamos que o Natal é obrigatório). Uma alemã contou-me que na Alemanha neste mês há a tradição de diariamente se fazer algo nesse sentido, o chamado Calendário Adventista (corrijam-me se estou errada porque o nosso diálogo foi em inglês e às vezes as traduções à letra dão asneira), que nós conhecemos como um calendário em cartolina com janelinhas picotadas que se abrem e tem lá um chocolate para comer um em cada dia de Dezembro até ao Natal (pois é, mais uma daquelas deturpações consumistas, transformar a boa intenção em chocolate). Achei a ideia muito original, já não se usa uma pessoa manifestar a intenção de fazer uma boa acção por dia. A alemã contou-me que no fim de semana 29/30 de Novembro fez uma lista de actividades para cumprir até ao Natal, por exemplo: no dia 1 fazer biscoitos, no dia 2 plantar uma planta (lol para não dizer uma flor), no dia 3 fazer a lista das prendas de natal, dia 4 visitar um amigo, dia 5 dar um passeio a pé com a filha, dia 6…etc, etc. ou seja fazer alguma coisa que quebre a rotina, com boa intenção e que provoque uma boa onda. Ora bem, deixa cá ver, hoje é dia 4, ainda há 21 dias para pensar nisso, hmmm, começa já, diz “Booom Diaaa!” à próxima pessoa que passar por ti :-D

13 comentários:

Anónimo disse...

Viva.
Interessante essa tradição (sobretudo a deturpada, que mete chocolate, eheeh).
As duas, pronto.
Mas olha que muito de diz e escreve sobre o definhamento (eu acho que é mais mutação, reformulação)do espírito natalício, e tal, mas o que é certo é que, quase sem querermos, acabamos por estar mais atentos a certas coisas, pequenas e grandes, que represerntam e materializam uma expressão da esperança, de uma certa 'felicidade', etc.
O teu texto acaba por falar em coisas 'boas', ou não?
Notamos essas coisas, nem que seja pela falta, pela ausência...
Mas notamos, porque o 'espírito', um bocado retocado, vive...

Anónimo disse...

na mouche info!

Pepita Chocolate disse...

essa ideia do calendário durante o advento, ainda é usado por algumas pessoas que conheço...não para comer chocolates...mas para trazer aos outros um Natal melhor! pena que a ideia venha a ser deturpada em nome dos nossos próprios interesses!

L!NGU@$ disse...

Muito boa ideia. Gostei. É uma pena que se tenha deturpado a ideia original e agora se coma chocolates.

XS disse...

Infelizmente, é mesmo verdade que cada vez mais nos esquecemos do verdadeiro espírito do Natal. Este ano, como a minha filhota estará comigo, será o verdadeiro Natal, com a minha prenda preferida!
Gostei do texto!

Anónimo disse...

pepita de chocolate: e tu o que fazes?

l!ngu@$: ahh e é tão bom comer chocolates...mon chérie :P

XS: perfeito! até me arrepiaste

meus instantes e momentos disse...

Vindo conhecer teu blog. Lindo tudo aqui.
Parabens.
Maurizio

Furetto disse...

Bom diaaaaa! Mesmo de noite, não poderia deixar de fazer algo "boa onda" :D

Alguém disse...

ihih Ideia gira... Dá mesmo jeito para quebrar a rotina! É de acatar! ;-)

Pepita Chocolate disse...

O que faço eu? Eu tento todos os dias, e não só no Natal, fazer com que as pessoas sorriam, mesmo que os olhos digam que estão tristes. e resulta trazer um bocadinho de alegria às pessoas, nem que seja por uns minutos...

Salto-Alto disse...

Gostei imenso dessa iniciativa. Em pequena eu seguia essa tradição! Adorava e achava super divertido. E chegava ao fim do dia satisfeita! Era muito giro mesmo!

Beijocas

Laidita disse...

Eu costumo chamar a isso Adventskalender, porque qd me explicaram o que era, ainda não se via muito em Portugal, pelo menos na minha zona. Em português acho que é calendário do advento, mas não tenho a certeza. Acho que a maior parte das pessoas enfarda chocolates e assim se brinca ao Advento. A Sra Alemã está muito mais à frt. Bastava que as pessoas fizessem pequenos esforços ao longo do ano e talvez fossemos todos mais felizes.

Anónimo disse...

Laidita: mto obrigada pela informação! bem me parecia que a tradução n estava bem.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Calend%C3%A1rio_do_Advento