20090317

098 - Não durmas!

Peguei num livro de História do 7º ano e li duas coisas que me fizeram reflectir e como não tenho mais nada que fazer resolvi escrever os meus pensamentos e espetar aqui com eles para leres e criticares. As duas coisas que li, e que passo a citar de memória:
1 - Império grego - a expressão de arte, nomeadamente a escultura, é graciosa, harmoniosa e naturalista, pois não concordo nada se há coisa mais hirta, fria, proporcional e idilicamente perfeita são as famosas estátuas de atletas gregos em posições estáticas, apanhados em câmara lenta, coitado do desgraçado do modelo que se prestou àquelas poses anti-naturais;
2 - Império romano - no cantinho de uma certa pagina tem umas orientações de estudo e uma das perguntas é algo como “define município”, sem até àquela página o livro ter apresentado a definição de município, mas depois acrescenta entre parêntesis “vai à página 64”, que é dali a 10 páginas, realmente o aluno que está a aprender pelo livro tem que ter a capacidade de adivinhar o que vem a seguir para poder responder à pergunta da página 54 uma coisa que está escrita na página 64, e depois, consultando a página 64, como é, copia-se a definição? Não percebo qual é o objectivo pedagógico.
Estas duas situações fizeram-me voltar atrás e perceber porque é que detestei História até ao 9º ano: os professores de História são limitados (eu queria dizer burros…), quer dizer, a matéria é interessante, mas aquilo que debitam nas aulas é discutível (dizer que na democracia grega todos os cidadãos votavam e participavam activamente na vida politica é importante pôr nessa frase que os “cidadãos” representavam 1/10 da população! É crucial explicar o enquadramento destas noções!) e aquilo que perguntam é para responder com cópias (e no fundo não percebo qual é o interesse de saber definir município...). Ahh apesar de limitados tenho que admitir que a imaginação dos historiadores é fértil e divertida, por exemplo, perante ruínas pré-históricas, a começar pela datação da pré-história a acabar nas teorias que inventam sobre as representações, passando claro, pelas histórias da carochinha e intrigas da conspiração que contam! Sem dúvida gozam da eloquência e fazem excelentes programas de entretenimento na tv :D acho que a História está a precisar de meter uns números para justificar as suas teorias, que aprenda com a Geografia e com a Sociologia ou de outra forma continuamos a ser embalados para dormir.

5 comentários:

Alguém disse...

Não sei o que te diga. A minha experiência com história sempre foi a melhor possível! Mas também... isso era lá na altura! ihih

beijinho

Anónimo disse...

Alguém: :D tb gosto de história, agora!

mdsol disse...

Ah Ah... Temos crítica! E sabes que mais? Boa crítica, no meu entender! E sabes que mais ainda? Que é lamentável que as coisas sejam como dizes porque o conhecimento da História é fundamental para se entender melhor o que se passa hoje!
:))

Skywalker disse...

A mdsol tem razão. Noentanto não posso deixar de me rir com a definição de municipio.
Parece que o ensinoem Portugal , seja em que área for está a piorar cada vez mais.

Anónimo disse...

Mdsol e Skywalker: é assim a vida de críticadora :DDD