20090412

107 - Domingo de Páscoa

Passei o fim-de-semana a aturar filmes sobre a vida de Jesus (num deles José morreu quando Jesus era criança e noutro José morreu quando Jesus era adulto, em nenhum deles Maria e José tiveram mais filhos do que os gerados pelo José Saramago, em nenhum deles Maria era de família ilustre com benefícios de cidadã grega como presume Agustina Bessa Luís, adiante, os nossos escritores têm imaginação mais fértil que os filmes americanos e nenhum Óscar) mas não dei o tempo por mal gasto porque aprendi uma coisa muito importante da religião cristã. Pelo que depreendi Maria concebeu Jesus por obra e graça do espírito santo. Neste caso sem qualquer ironia, ela foi mesmo a origem da expressão. José primeiro ficou chocado por ver a noiva grávida, afinal andaste a enganar-me, mas depois ouviu uma voz no sonho que lhe disse que o fruto do ventre de Maria era filho do Pai-nosso que estais no céu. Com toda a inocência de quem acredita em vozes nos sonhos e nunca ouviu falar de subconsciente nem de Freud, ele assumiu a situação e casou com Maria porque a amava e não suportou ser cúmplice de a ver morrer apedrejada, independentemente de isso o livrar de várias consciências pesadas, ganhar o desprezo da família, perder o trabalho e a casa. Ao tempo em que isso se passou isto é ser sublime. Percebendo que a génese da religião cristã assenta neste primeiro acto vanguardista, de aceitação da mulher grávida solteira e fazer da gestação e do nascimento da criança um acto sagrado, nunca mais discutirei a defesa do aborto com cristãos.

7 comentários:

Skywalker disse...

Nesta altura as televisoes inundam-nos com esse tipo de filmes.


Pascoa feliz
BEijokas

Toze disse...

Estes filmes são uma confusão total, vá-se lá perceber a história :)))))

Toze disse...

Eu acho que nenhum deles nasceu, quanto mais morrer, mas isso sou eu a pensar :)))))

Espanta Sono disse...

Como vejo, há para todos os gostos.
Boa Páscoa!
Beijinho:)

mdsol disse...

Tens a mesma leitura sobre o S. José que eu tenho e que, de modo mais ou mensos conseguida publiquei num post d e 19 de Março do ano passado e republiquei este ano:

http://okayempatins.blogspot.com/2009/03/generosidade-operaria.html

Ainda este capítulo da minha brincadeira natalícia: http://okayempatins.blogspot.com/2008/12/porque-que-no-h-prespio-no-branco-no_22.html

:))))

Anónimo disse...

parabéns mdsol :DDD

mdsol disse...

Foi o que deu ter tido, por altura do Natal, uma daquelas gripes indecisas. Nem estava capaz de sair de casa nem completamente prostrada... rsrsrs
Comecei e depois olha... fui continuando rsrsr

:))))